" As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes''.
Joseph F. Newton
Vejo que a
autoconfiança é algo mais “fácil” de desenvolver do que a
autoestima, muito embora ambas estejam intimamente relacionadas. O que me faz pensar assim é que a autoconfiança se aplica mais “em fazer” algo do que em gostar de si mesmo. O próprio tempo, com as vivências e experiências que nos proporciona, acaba tornando as pessoas mais autoconfiantes. Quisera eu saber disso 10 anos atrás, teria esquentado menos a cabeça, mas enfim. Muitos podem saber fazer algo muito bem, sendo muito confiantes em sua tarefa, porém podem ter a
autoestima baixa mesmo assim.
Nesse sentido, saber
como aumentar a autoconfiança é um grande e importante passo para reforçar nossa autoestima. Uma das formas de se aumentar nossa autoestima é focando nossa atenção naquilo em que somos bons, desviando-a de nossos pontos fracos.
Entender que todos tem seus pontos falhos também é muito importante. Ninguém é melhor que o outro necessariamente em tudo.
Enquanto você hesita porque se sente inferior, alguém está muito ocupado comentendo erros e crescendo. (autor desconhecido)
Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado. (autor desconhecido)
Para desenvolver e aumentar sua autoconfiança, sugiro, primeiramente, que você deixe de se cobrar a
respeito da área na qual você pretende desenvolver-se. NINGUÉM TEM QUALQUER OBRIGAÇÃO DE SER BOM EM ALGO. Quem nos impõe essa obrigação são os outros. Então vamos parar de nos cobrar: “Tinha que ser assim…”, “Preciso ser…”, etc. Não tem que SER nada que não tenhamos optado conscientemente, estudado e trabalhado para que SEJA. A cobrança que vem “de fora” muitas vezes é importante para nos fazer “pegar no tranco”. Mas quando é demais, nos atormenta o espírito.
Procurando por autoconfiança no dicionário, não encontrei nada relevante, no entanto, ao procurar por
CONFIANÇA obtive as seguintes definições:
(con.fi:an.ça) sf.
1. Sentimento de quem confia em algo ou alguém: Ganhou a confiança de todos. [ + em : Ele tem confiança no médico da família. ]
2. Segurança íntima: agir com confiança.
3. Bom conceito, boa opinião que as pessoas têm em relação a alguém ou algo: profissional de confiança.
4. Sentimento de respeito, de harmonia e entendimento: Um clima de confiança cercou a assinatura do contrato.
5. Pop. Petulância, atrevimento, fidúcia; atitude de quem é confiado (2): Teve a confiança de entrar sem pedir licença.
[F.: confi (ar) + -ança.]
Dessas definições pode-se concluir algumas observações interessantes, quando interpretadas no sentido da confiança voltada a nós mesmos:
Segurança íntima, no sentido de se estar certo de se estar a altura da tarefa exigida. Ou mesmo de aceitar-se não estando a altura. Afinal, lembre-se: “Ninguém tem que ser nada que não sinta genuinamente que deva ser”. Nós é que temos que decidir o que temos de ser ou não, de acordo com nossas aptidões e pré-disposições. Essas exigências vem dos outros e da sociedade. Cabe a nós optarmos por nos submetermos a elas, ou negociarmos condições para nos desenvolvermos, ou rejeitá-las completamente e seguir o próprio caminho.
Bom conceito, respeito também em relação a nós mesmos, ao que somos, ao que podemos ser. Aceitação do que somos é fundamental. Aceitar é largar a necessidade do “tem que ser” e conviver com o que É.
Há uma observação a ser feita. E é justamente no que toca à hipocrisia geral reinante. É assim: Se você é hesitante e incapaz, você não vai dar em nada e todos olham para você com dó e “solidariedade”. Por outro lado, se somos confiantes e demonstramos essa confiança, então nós NOS ACHAMOS, somos convencidos, metidos. Arrisco a dizer que é preferível ser um competente metido, do que um incompetente bonzinho.
Começando do zero
Se você não sabe fazer nada direito, ou mesmo se não sabe fazer nada, nem tudo está perdido. Aí está uma ótima oportunidade para se começar a estudar algum tema de seu gosto e começar a praticar, seja da forma que for. QUANTOS gostariam de
renovar sua vida e se sentem presos ao passado, ao trabalho, aos compromissos assumidos, etc. Você neste caso tem uma oportunidade única e invejável de começar do zero, com toda a liberdade pra isso. Por outro lado, ninguém TEM que nascer sabendo o que fará da vida, muito embora EU MUITO ADMIRE quem já nasce sabendo o que quer da vida. É essa gente
evoluída e bem resolvida que nos causa
inveja e… bom, deixa pra lá!
http://www.ronaud.com/auto-conhecimento/como-aumentar-a-autoconfianca/
Ronaud Pereira